Por aí…

0

Hoje aqui no “Por aí…” resolvi indicar para vocês um livro. Eu sou totalmente apaixonada por livros, e acho que isso não é segredo para ninguém! Sou dessas pessoas que compram vários e vários livros de uma vez e sonha em ter uma biblioteca dessas gigantes que nem do filme da Bela e a Fera – ok, essa parte poderia ser guardada pra mim

A ideia para a indicação de hoje, além de ser motivada por se tratar de um clássico da literatura mundial, também foi baseada em um motivo muito especial, que vou deixar para falar no final do post. Mas vai lendo até o fim que eu garanto que vale a pena!

Imagem

 

1984 – George Orwell

Muito dificilmente alguém que conheça um pouco que seja sobre a literatura mundial não tenha ouvido falar sobre este livro. Apesar de ter sido publicado em 8 de Junho de 1.949, sua história fica cada dia mais e mais atual, e sua leitura é essencial para quem deseja expandir sua visão de sociedade e política atual. Falando em “sociedade” e “política”, pode parecer que a leitura é um pouco chata e pesada. Na realidade, confesso que não é o livro mais fácil de se ler, porém, sua história envolvente nos leva pela mente de Orwell e conseguimos visualizar exatamente a mensagem que ele, naquela época ainda, gostaria de deixar.

A história se passa justamente no ano de 1984, e conta a história de Winston, morador da Pista No. 1 (nome dado à Inglaterra na trama), na Oceania, e funcionário do Ministério da Verdade, órgão controlado pelo Partido, que controla as informações públicas. Neste livro que surgiu o nome “Grande Irmão”, ou Big Brother, líder do Partido e espécie de “ditador fascista” que ninguém nunca lembra já ter visto pessoalmente, mas cujo rosto fica espalhado em cartazes e várias imagens pela cidade.

Também neste livro ficaram conhecidos os famosos slogans do Partido: “Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão. Ignorância é força.” e “Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado”. Estas frases se devem ao fato de que, na história, o governo preza por manter a ignorância da população para mantê-la sob sua guarda e poder, controlando todas as informações que são passadas às pessoas, e, inclusive, vigiando o tempo todo todas as atitudes das pessoas, sendo qualquer atitude suspeita condenada a misteriosos sumiços, prezando por manter o povo na sua completa ignorância para que não tenha nada a contestar. 

Acho que, em tempos de século 21, é mais do que essencial lermos pelo menos uma vez este livro. Sua história vai me lembrar de muitas coisas que vemos no nosso dia a dia, e nos deixar realizar muitos questionamentos que se passam totalmente desapercebidos normalmente.

 

Bem, agora a parte da surpresa!

Eu que sou do povo e adoro uma promoção, estou realizando o sorteio de 01 (um) livro “1984” na página do blog no Facebook (clique aqui para acessar). Lá você vai encontrar todas as informações para saber como participar! Mas corre que o sorteio será realizado no dia 30/03/2014, no próximo domingo!

Imagem

 

 

Compartilhe.

Deixe um comentário